
O mindful eating é um conceito baseado em práticas meditativas e que consiste em alinhar corpo, mente e emoções no momento presente quando preparamos e saboreamos uma refeição.
Quantas vezes comemos à pressa? Quantas vezes comemos enquanto estamos a trabalhar no computador? Quantas vezes comemos a ver um programa de televisão ou a fazer scroll down no telemóvel?
Ingerir a comida sem consciência e sem percepção do alimento em si.
O mindful eating pretende alinhar a conexão entre o corpo e os sentidos, nomeadamente a visão, o olfacto, o tacto e o paladar.
Façam o exercício da laranja.
Experimentem segurar uma laranja e olhar para ela.
Apenas olhem.
O que vêem? Qual é a cor? Qual é a forma? Que emoção surge?
Deixem os pensamentos fluir…apenas sintam.
Que cheiro tem? Que aroma? O que vos faz lembrar?
Qual é a textura? O que sentem ao tocar?
Agora cortem a laranja. Provem-na.
Que sabor tem? Que emoções surgem (culpa, prazer,…)?
Mas este conceito vai para além da percepção do momento presente e da apreciação do alimento. Engloba o processo de compra, seja no supermercado ou no restaurante, a sua preparação e o ambiente de refeição. É importante seleccionar o que ingerimos, dando preferência a alimentos ricos em nutrientes e fibras, minimizando as gorduras e comidas processadas. O ambiente da refeição deve ser tranquilo e confortável para que possamos disfrutar em plenitude. Só desta forma temos percepção da saciedade e aprendemos a distinguir a fome fisiológica da fome emocional.
É um desenvolvimento sensorial conectado à observação do pensamento e das emoções que surgem para que possamos aproveitar cada momento da vida com presença.
A forma como comemos é um reflexo da forma como vivemos.
Se comermos à pressa e com desatenção não vamos apreciar os detalhes e vamos perder as oportunidades. Na vida é igual. Se vivermos dessa forma apressada e desatenta não vamos perceber e sentir o verdadeiro significado da vida.