
Com o passar dos anos ocorre um processo de envelhecimento da pele caracterizado por uma diminuição do número de fibroblastos e da sua função com menor capacidade de biossíntese, ou seja, há produção de elementos da matriz extracelular como colagénio e acido hialurónico mas em quantidade insuficiente para manter a aparência jovem da pele.
Este processo de envelhecimento é potenciado pela exposição à radiação ultravioleta, poluição, stress e hábitos tabágicos.
Desta forma, é fundamental um tratamento precoce da nossa pele por forma a fornecer-lhe todos os nutrientes e vitaminas necessários para preservar a sua aparência, textura, hidratação, tonicidade e luminosidade.
Que opções há para rejuvenescer o meu rosto?
- Botox – O botox ou toxina botulínica é uma proteína purificada que quando injectada em músculos faciais específicos em quantidades mínimas permite o seu relaxamento, eliminado as rugas de expressão nomeadamente na testa e à volta dos olhos (“pés de galinha”). Este tratamento pode ser iniciado por volta dos 20-30 anos de modo a evitar que as rugas se instalem de forma permanente, isto é, mesmo em repouso. É um procedimento praticamente indolor sem período de recuperação ou limitação nas actividades diárias.
- Ácido hialurónico – O ácido hialurónico é uma substância que existe naturalmente no nosso organismo e que contribui para uma pele hidratada e elástica. Através da sua aplicação é possível atenuarmos rugas profundas, sulcos e depressões. Para além disso, é possível preencher áreas que perderam o seu volume devido ao processo de envelhecimento ou oscilações de peso, nomeadamente maçãs do rosto, olheiras, sulcos nasogenianos e labiomentonianos, queixo e contorno da mandíbula.
- Bioestimulação – A bioestimulação consiste na injecção de substâncias capazes de estimular a síntese de colagénio, que é uma proteína estrutural fundamental para a qualidade da pele. Desta forma, é possível obter uma melhoria da flacidez cutânea, maior firmeza e elasticidade bem como uma pele com aspecto mais hidratado e luminoso. É um procedimento que não requer recuperação nem limitação profissional.
- Mesoterapia – A mesoterapia consiste na injecção muito superficial de um complexo vitamínico com antioxidantes. É um procedimento praticamente indolor que contribui para uma pele mais hidratada e luminosa, com uma melhoria da elasticidade e textura. É importante a sua realização para manter a pele com um aspecto saudável.
- Microagulhamento – O microagulhamento ou microneedling consiste na utilização de um dispositivo com microagulhas que uma vez em contacto com a pele permite a criação de microcanais para maior absorção de princípios activos aplicados, como por exemplo vitaminas, antioxidantes, minerais e/ou ácido hialurónico. Para além disso, através do seu estímulo mecânico de microperfuração ocorre uma estimulação da produção de colagénio e elastina tornando a pele mais elástica, luminosa e com poros mais fechados. Deste modo, retarda o envelhecimento cutâneo.
- Peeling – O peeling é um tratamento que consiste na aplicação de um ou mais ácidos na pele, de forma controlada, permitindo uma renovação de camadas da epiderme e/ou derme dependendo da quantidade aplicada e do tipo de produto utilizado. Permite uma descamação e regeneração da pele, atenuando as manchas, rugas finas, poros dilatados e irregularidades.
- Cirurgia – Caso o envelhecimento seja marcado com pálpebras descaídas, “papos” nos olhos, perda de volume no terço médio da face, desaparecimento do contorno mandibular ou laxidão do pescoço, o ideal é realizar um facelift. É uma cirurgia que demora cerca de 5 horas e que pretende remover o excesso de pele, reposicionando os tecidos profundos.
O melhor tratamento para cada caso será avaliado em consulta médica, após avaliação das preocupações e expectativas do paciente. Assim, desenhamos um plano personalizado atendendo às necessidades de cada pessoa.